Projetos com Hardware e Software Open Source

Postado por Marcelo Rocha

Todo os projetos do site somente fazem uso de hardware e software livre. O sistema operacional é o Gnu/Linux, hoje uso a distro Debian. Toda a captura dos vídeos, edição de imagens, edição de html é feita com software livre. O site está hospedado em uma placa Raspberry Pi rodando o Apache Server, diretamente da minha casa.

LM35 (Interface Python + Tkinter)

Neste projeto, eu criei um interface com Tkinter para fazer a monitoração de um sensor de temperatura (LM 35). O objetivo era eliminar a necessidade do visor de LCD para a visualisação da temperatura. Com isso a monitoração pode ser feita remotamente. Eu fiz uso de várias threads, o que me possibilitou executar várias funções simultaneamente.




Controlando o Arduino via rede local usando Sockets Python

Este projeto teve como objetivo controlar o arduino através de uma rede local. Eu controlo, através de um desktop (clente), o Arduino que está conectado a um notebook (servidor). Para isso existem três programas. O primeiro, roda no Arduino e fica esperando os comandos via serial port. O segundo, é um pequeno programa servidor (escrito em python) que fica aguardando uma conexão.

Visualização do sinal PWM gerado pelo Arduino, no software SCOPE

Este vídeo mostra o sinal PWM gerado pelo arduino quando executa o código de exemplo: FADE. O programa usa o sinal PWM para controlar a intensidade do brilho de um LED. No vídeo, gerado pelo software osciloscópio SCOPE. Podemos ver no vídeo o DUTY do sinal, quanto maior o DUTY maior a intensidade do brilho do LED. Obs.: Eu uso um cabo que comprei no ML.

Controlando dois servo motores usando um controle de PS2 + Arduino

Este projeto usa um controle de playstation 2 - PS2 - Para controlar dois servo motores que estão conectados a uma webcam. Através do controle do ps2 podemos controlar a camera.





Sensor (LDR) - Graph - Viewer

Neste projeto, eu uso um LDR junto com um resistor de 100K para construir um divisor de tensão. A saída do divisor de tensão é ligada a uma entrada analógica do Arduino. O software do Arduino lê a voltagem da entrada analógica. Como sabemos o Arduino possui conversor de 10 bits e suas conversões nos fornecem valores entre 0 a 1023.Neste projeto, eu uso um LDR junto com um resistor de 100K para construir um divisor de tensão. A saída do divisor de tensão é ligada a uma entrada analógica do Arduino. O software do Arduino lê a voltagem da entrada analógica.

Controlando a Webcam com dois servo motores - Arduino e Python

Este projeto usa dois servo motores para controlar uma webcam. A captura do vídeo gerado pela webcam é feita por um programa na linguagem processing e o controle dos servos,a interface, é feito em python ( 2.7 ) e a camada de controle de hardware é feita em C++ para o arduino. Muito isopor e cola quente ! Rsrsrsrs !



Sensor de Temperatura (LM35) com LCD 16/2

Este projeto usa um sensor de temperatura LM35 e um mostrador de LCD. O Arduino lê a informação fornecida pelo sensor, periodicamente, e mostra a temperatura em Celsius e Fahrenheit no visor digital. Em conjunto com o hardware há um programa em python que recebe, através da porta serial , as temperaturas captadas pelo Arduino. O código python cria um arquivo, nomeado dados.txt, que armazena as temperaturas e a hora das leituras. A frequência de leitura e configurada no software do Arduino, o número de leituras feitas é configurada no software Python, alterando-se o valor da variável leituras.

Criação de um Gauge usando a linguagem Processing

Este vídeo mostra um Gauge constrúido com a linguagem de programação PROCESSING. Este software se comunica com o Arduino através da porta serial. O Arduino envia os valores lidos na entrada analógica, das tensões geradas pelo potênciometro, e o software do Gauge...



Controlando a Webcam com dois servo motores - Nova versão de controle

Não quero parecer redundante mas este é o mesmo projeto anterior em termos de Arduino e Processing. Eu revisitei este projeto com o objetivo de implementar uma interface de controle mais dinâmica usando o mouse. Eu redesenhei a interface gráfica fazendo uso do objeto canvas, da biblioteca Tk. É possível agora, clicar sobre o grid e arrastar o mouse na direção que quiser e então a webcam segue o movimento do mouse.

Arduino Plays Bach - Protocolo MIDI

Este projeto conecta o Arduino a um módulo de piano midi. Através da porta serial, o Arduino envia informação (protocolo midi) de (note on) e (note off) para o módulo de som. Note on (tecla do teclado pressionada) e note off (momento em que a tecla deixa de ser pressionada). Assim é possível controlar qualquer dispositivo midi. Ex.: Baterias eletrônicas, Teclados e através de uma interface midi, conectada ao computador, controlar VSTs.

Controle de 4 Servo Motores usando Python e Arduino

Este projeto é uma extensão do projeto para controle de dois motores, houve uma melhora na interface e os devidos acréscimos de código para controlar quatro servo motores.





Keypad - (Teclado Matricial) - Controle de acesso com Arduino

Este projeto usa o arduino para receber a senha digitada em um keypad (teclado matricial). O sistema inicializa e acende o led vemelho, nesta situação o arduino só aceita a tecla ( # ), para assim entrar no modo senha (led amarelo), se errar a senha (3 dígitos) o sistema é inicializado voltando para o led vermelho. Se a senha estiver correta, o led verde pisca e emite um sinal sonoro mais agudo. Ao invés de usar os leds, poderíamos usar um relé, uma feichadura eletrônica e etc.

Gerando som com o Arduino

Arduino gerando som em dois alto falantes. Temos dois potenciômetros que controlam a frequência emitida ( pitch ) e o tempo de duração da nota. O som lembra aqueles vídeo games antigos ( Atari ).




Controle de dois Servo Motores usando Python e Arduino

Olá, o objetivo deste projeto é controlar dois servo motores conectados ao arduino. O controle será feito através de um programa em python usando a biblioteca tkinter ( para interface gráfica ) e fazendo o uso da biblioteca de acesso à porta serial do python.








Controle de velocidade - Motor DC - PWM

Neste projeto, eu controlo um motor dc de 5v através do recurso PWM do arduino e também exibo o valor referente à velocidade em um display de 7 segmentos. Porém, o comando de velocidade é feito por um programa em python, que se comunica com o arduino através da porta serial e envia valores para a mudança da velocidade. Esses valores são 0 ( desligado ), 1, 2, 3, 4.


Medidor de Luminosidade

Projeto feito com o Arduino. Um LDR é usado em um circuito divisor de tensão, à medida que diminui a incidência de luz sobre o LDR a voltagem no divisor de tensão varia, essa tensão é lida através da entrada analógica do arduino e convertida em um valor numérico ( 0 à 1023 ) já que o conversor AD do da placa é de 10 bits ( 2^10 bits ). Internamente, o software que roda no arduino trata estes valores fazendo com que os leds acendam progressivamente.

Piscando um Led - Arduino

Olá, o objetivo deste post é trazer informação básica sobre programação para Arduino. Este primeiro exemplo é um programa que faz um led piscar em intervalos de 1 segundo ou melhor 1000 ms já que o parâmetro da função delay é passado em milisegundos.